6 "Segredos" sobre a Nicotina

18 de Fevereiro de 2021
Quinta-Feira
  1. Substância incolor e oleosa no tabaco, é a responsável pelo vício de fumar.
  2. É considerada a droga mais poderosa existente pela rapidez com que apanha e vicia as suas vítimas.
    • Através dos pulmões, cada “passa” fornece uma pequena dose de nicotina ao cérebro e atua de forma mais rápida do que uma dose de heroína injetada diretamente na veia.

       

  3. Nicotina é uma droga de atuação rápida.
    • Quando apaga um cigarro, o nível de nicotina desce para metade na primeira ½ hora seguinte, acabando por descer até ¼ passada a primeira hora.
    • Daí a maioria dos fumadores consumir cerca de 20 cigarros por dia. Imediatamente após apagar o cigarro, a nicotina começa a desaparecer e o fumador começa a sentir sintomas de privação.

       

  4. Existe um mito sobre os efeitos de privação da nicotina no corpo humano.
    • Os fumadores têm em mente que os efeitos de privação são o trauma que sentem sempre que tentam deixar de fumar. Mas na realidade o sofrimento é principalmente mental devido à falta do seu “prazer” ou/e “apoio”.
    • Os verdadeiros efeitos físicos da privação da nicotina são tão leves que raras são as pessoas que os sentem enquanto fumadores. O mal está na dependência psicológica.

       

  5. A maioria dos fumadores detesta a ideia de consumir drogas, no entanto é exatamente isso que são…toxicodependentes.
    • Felizmente é uma droga de fácil desintoxicação, mas primeiro têm de admitir que têm um problema.
    • A privação da nicotina não provoca dor, mas sim uma sensação de vazio, insegurança, aquela sensação de que falta algo, muitas vezes sentida nas mãos. Se a privação continua, o fumador fica muitas vezes agitado, nervoso, irritado, e com grandes sintomas de insegurança. É como a fome de comida, só que neste caso é fome de veneno…NICOTINA.
    • Ao acender um cigarro, a nicotina chega ao cérebro em 7 segundos, dando-lhe segurança, relaxamento e confiança. Esta sensação é interpretada pelo fumador como sendo o prémio do cigarro! No entanto, o cigarro apenas é responsável pelos sintomas de ansiedade e nervosismo sentidos anteriormente.

       

  6. É um consolo para os grandes fumadores saberem que pode ser fácil largar o vício, de certo modo, é até mais fácil.
    • Quando se fuma há muitos anos, o fumador tem tendência a estar mais debilitado e maior é o ganho quando larga o vício.
    • Não deve acreditar quando ouve que cada cigarro lhe rouba 5 minutos de vida, ou que vai demorar 7 anos até todo o “lixo” sair do seu corpo.
    • O corpo humano é uma máquina fantástica, que faz uma recuperação muito rápida, desde que não sofra de nenhuma doença grave. Ao parar agora, dentro de semanas, o seu corpo terá recuperado, quase como se nunca tivesse sido fumador.