Escalar o Evereste

8 de Agosto de 2022
Segunda-Feira

Resumo do livro ‘Uma carta aberta ao príncipe Carlos' ou 'A única maneira para deixar de fumar' de Allen Carr

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Capítulo 12: Escalar o Evereste

               Imagina que vais escalar o Evereste. Será que vais marcar o primeiro voo para os Himalaias, equipado com botas de caminhada, mochila, casaco e roupa térmica? Assim, qual seria a possibilidade de êxito? Obviamente, nenhuma!

               A analogia de escalar uma montanha é má porque, como estou sempre a repetir, parar de fumar é fácil, enquanto escalar o Evereste é muito difícil. Mesmo que te prepares ao máximo, continua a ser difícil e quem entra nessa aventura passa por muitas provações, tanto físicas como mentais. Mas será que se sente miserável? Claro que não! Está entusiasmado e empenhado em conseguir responder ao desafio! Só se sentiria miserável se surgissem problemas ou se fracassasse no seu objetivo.

               Felizmente parar de fumar é fácil, a privação física é muito leve e o problema é principalmente mental. Com o estado de espírito correto podes ser um não fumador feliz para sempre. Infelizmente, a maioria das tentativas para deixar de fumar acontecem depois de um susto com a saúde, ou porque a pessoa passou por um período estressante em que fumou muito ou muitas vezes também porque há falta de dinheiro. Ao parar, todas estas razões desaparecem, mas o desejo de fumar não. Pior, a privação temporária tornou o cigarro mais apetecível e rapidamente encontramos uma desculpa para voltar a fumar.

Parar de fumar só é fácil com uma preparação mental adequada. Se não, a possibilidade de êxito seria igual a tentar escalar o Evereste sem a devida preparação. Podes achar que estou a exagerar porque há muitas pessoas que já pararam. Mas eu pergunto: Será que foi fácil? Será que às vezes ainda se sentem privados de fumar um cigarro? E quantos recaíram? É essencial ser um não fumador para toda vida.

               Há muitos conselhos dos ditos "peritos" e de outros fumadores com as melhores intenções. Mas se contradizem as minhas instruções, é para ignorar. Tenho consciência que há fumadores que pararam com êxito com a Easyway e que tendem a ajudar outros. Infelizmente, comentários como “Allen Carr disse que nenhum fumador gosta de fumar, nem aquele cigarro depois do jantar”, faz com que um fumador pense “Bem, nem vale a pena eu ir lá porque eu gosto de fumar depois do jantar”. E assim é sabotada a sua oportunidade de ficar livre.

               É importante seguir TODAS as instruções, embora haja pessoas que só seguem metade delas e mesmo assim têm êxito. Mas isso seria como conseguir escalar o Evereste sem alguns atributos essenciais, porque tiveram sorte e em parte porque cada fumador tem a sua própria lavagem cerebral. Cada instrução minha desmantela um bloqueio ilusório que faz com que seja MAIS fácil parar e por isso é importante seguir TODAS. Na realidade, quem fumar há muitos anos e com um desejo de parar, irá fazer isso direitinho e terá êxito. Mas sendo não-fumador ou alguém que já parou de fumar, não terá necessidade nem vontade de ler e seguir as instruções. No entanto estará exposto todos os dias à lavagem cerebral de... “FUMAR SÓ UM CIGARRO” …